13 de dez. de 2012

O Rei do Baião...

Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga do Nascimento foi um compositor popular brasileiro,
conhecido como o Rei do Baião.
Foi uma das mais completas, importantes e inventivas
figuras da música popular brasileira. Wikipedia
Nascimento: 13 de dezembro de 1912, Exu
Falecimento: 2 de agosto de 1989, Recife
Álbuns: 50 Anos De Chão, No Meu Pé De Serra,
O melhor de Luiz Gonzaga, Mais
Filho: Gonzaguinha
Filiação: Januário José dos Santos, Ana Batista de Jesus
Músicas
Asa Branca 1990 Asa Branca: Accordian Forro from Brazil
O Xote das Meninas 1996 50 Anos de Chão
Respeita Januário 1996 50 Anos de Chão
Numa Sala de Reboco 2006 Volta Pra Curtir
Baião 1996 50 Anos de Chão
A Vida Do Viajante 1996 50 Anos de Chão
Assum Preto 1996 50 Anos de Chão
Triste Partida
A Morte Do Vaqueiro 1996 50 Anos de Chão
Ovo de Codorna 1996 50 Anos de Chão
O Fole Roncou
Acacia Amarela
Qui Nem Gilo 1996 50 Anos de Chão
Pagode Russo 1996 50 Anos de Chão
Respeita Januario/Jesus Sertanejo/Carapeba/Legua Tirana/Juazeiro

Asa Branca
Luiz Gonzaga

Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chores não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração

Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Para eu voltar pro meu sertão

Quando o verde dos seus olhos
Se espalha na plantação
Eu te asseguro
Não Chores não, viu?
Que eu voltarei, viu meu coração.



2 comentários.:

Tétis disse...

Olá Jandira

Cheguei até aqui porque também aderi à C.V.C., campanha fantástica do nosso amigo Dado.

Obrigada por partilhar toda esta informação sobre Luiz Gonzaga que apenas conhecia de nome.

Estou a gostar bastante do seu blog que decerto visitarei mais vezes.

Terei todo o prazer em vê-la no Farol, o blog que compartilho com dois amigos.

Beijinhos

Tétis

Anônimo disse...

Olá Jandira
Estou vindo te conhecer através da campanha CVC do amigo Dado. Quantas informações interessantes sobre o Rei do Baião. Este ficará imortalizado na memória. Um natal de amor, paz e harmonia. Que 2013 te abrace trazendo vitórias e realizações. Beijos

Postar um comentário

Amei seu comentário ...
Obrigada por visitar e comentar!
Volte sempre !!!