22 de mar de 2010

22/03 - Dia Mundial da Água


De acordo com a declaração Universal dos Direitos - editada pela ONU (Organização das Nações Unidas): ...
"A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.
De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis"...
Entretanto, a realidade é outra.
Há anos os recursos hídricos vêm sofrendo, no mundo todo, os efeitos da super exploração,degradação das bacias, poluição, desmatamento e desperdício.
Ainda, segundo dados da ONU, para cada mil litros de água consumido pelo homem, dez mil são poluídos.
Se uma pessoa deixar de comer, ela pode resistir até 40 dias, se deixar de beber água, ela consegue sobreviver apenas três.
Mesmo assim, a população ainda não está consciente que a água doce no mundo é um recurso finito. Normalmente, as florestas não são relacionadas com a água que chega às casas.
E sendo assim, fica mais difícil a preservação.
É preciso saber que a floresta desmatada, o rio poluído, a ocupação desordenada do solo prejudicam, e muito, a captação de água nos mananciais, reservatórios e bacias.

E o que podemos fazer?
- A população pode ajudar a diminuir o impacto da ação do homem sobre os recursos hídricos, economizando água em suas casas, como fechando a torneira ao escovar os dentes e lavar a louça, usar um balde, ao invés de mangueira para lavar o carro, aproveitar a água da lavadora de roupas para limpar a calçada.
Mas mais que isso, pode cobrar dos governos uma política mais ágil para evitar o desperdício e a destruição das nascentes dos rios.


Faça à sua parte !





0 comentários:

Postar um comentário

Amei seu comentário ...
Obrigada por visitar e comentar!
Volte sempre !!!

Amigos Google +